#facebook

As populares hashtags (#qualquercoisa), tão utilizadas no Twitter, Instagram, Tumblr e Pinterest, passam a ter função também no Facebook a partir de hoje, quarta-feira. O novo recurso, por enquanto, ainda não está disponível para quem usa a rede social em português.

As hashtags são utilizadas para marcar palavras ou expressões que indiquem que seu post faz parte de uma discussão maior e/ou faz referência a determinado tema. No Twitter, onde a funcionalidade ficou mais popular, por exemplo, se clicar em uma #hashtag você poderá ler todos os tweets marcados com aquela palavra, assim como o mesmo para as fotos publicadas no Instagram. O uso inteligente de hashtags pode inclusive alavancar números de seguidores e curtidas – é claro, se aliado a uma publicação interessante e que realmente tenha relação com o que foi indicado. E hoje em dia, além da organização de temas, ela vem sendo usada também como uma forma de “expressão criativa” de alguns usuários.

Os administradores do Facebook destacam que para as buscas utilizando o novo #recurso, estarão visíveis apenas publicações de amigos e pessoas que mantém seus perfis públicos. A integração com outras redes sociais também será mantida – por exemplo, se você postar uma foto no seu Instagram marcando a #zinabre e compartilhá-la no Facebook, a hashtag também estará “clicável” lá.

Ao longo das próximas semanas, o novo recurso passará a ser disponibilizado para outros países/línguas, até atingir a todos os usuários do #facebook.