Você conhece a história do Dia dos Namorados, celebrado hoje por casais apaixonados em todo o Brasil?

Muitos sabem, mas não custa destacar que a data, em outros países, é comemorada no dia 14 de fevereiro – o Valentine’s Day, em homenagem a São Valentim. A história conta que o imperador romano Cláudio II, cerca de 300 anos a.C., proibiu a realização de casamentos, com o argumento de que os homens que tinham família resistiam a participar das guerras nos campos de batalhas. Assim, pretendia ter em suas mãos um exército de soldados que não teriam motivos para não colocar suas vidas em risco. O então bispo Valentim, desobedecendo a esta ordem, teria realizado casamentos escondido, foi descoberto, condenado, preso e morto na data em que foi instituída a comemoração.

Porém, em terras brasileiras, a criação da data é atribuída ao famoso empresário João Dória, em 1949, e se deu de forma assumidamente comercial. Grande publicitário, Dória propôs a data como uma forma de alavancar as vendas no mês de junho, que não tinha nenhum feriado comercial. O slogan sugerido foi “não é só com beijos que se prova o amor”, e o dia escolhido por ser véspera do 13 de junho, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

É claro que este é o resumo do resumo do resumo, e se procurarmos existem ainda versões divergentes tanto sobre o Valentine’s Day quanto sobre o Dia dos Namorados.

Porém, não se pode negar que, hoje em dia, a data é um sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior (14/02). Uma ocasião para celebrar o amor e a união e também – por que não? – uma oportunidade para aqueles que estão sozinhos procurarem seus pares (para a vida ou pelo menos para a comemoração da data, como é cada vez mais comum…).

O Zinabre deseja a todos os casais um feliz Dia dos Namorados! Clicamos pessoas e alegrias, e sabemos que grande parte destes momentos tem como ingrediente o amor. Comemorem, pois hoje é um dia especial!

Comente no Facebook

Comentários

Feliz Dia dos Namorados!

Category: Notícias