Uma cidade na Inglaterra representou, na história, uma grande revolução na armazenagem portuária. A mesma cidade detém a maior história de sucesso no futebol inglês. E a mesma cidade foi ainda a que mais produziu hits na música contemporânea através de seus talentosos filhos, como Billy Fury, Gerry and the Pacemakers, Echo & the Bunnymen… Ah, também tiveram outros quatro caras… John, Paul, George e Ringo.

Estou longe de conhecer o mundo todo, mas Liverpool com certeza tem a oferecer algumas das melhores experiências que se pode encontrar viajando por aí. Vá disposto a andar e desbrave esta cidade cheia de cultura, história e pessoas acolhedoras.

Aqui vão três tópicos, sugestões que são fruto de uma estadia de apenas três dias na cidade.

Futebol

Os dois clubes da cidade, Liverpool F.C. e Everton F.C., ambos já centenários, possuem juntos 27 títulos da Primeira Divisão do Futebol Inglês e 12 taças da FA Cup. A cidade ainda é uma das cinco únicas em que se pode encontrar um exemplar original do troféu da UEFA Champions League, mais precisamente no estádio Anfield. Apenas os clubes que vencem a competição por três vezes seguidas ou cinco alternadas tem o direito de permanecer com o grande símbolo da conquista, e o Liverpool F.C. o fez, assim como Real Madrid, Ajax, Bayern de Munique e Milan.

O troféu original pode ser visto no tour pelo estádio e museu do clube, um passeio altamente recomendado para os amantes do esporte.

Albert Dock

Complexo de docas aberto em 1846, foi a primeira construção na Inglaterra em que não foi usada madeira, sendo assim os primeiros armazéns no mundo feitos de material não inflamável que se tem conhecimento.

Vale a pena percorrer toda a margem do rio sem pressa, além da construção em si ser muito interessante, a região tem alguns monumentos, a roda gigante e o museu e loja oficial dos Beatles.

E por falar neles…

Se você não curte Beatles, você vai aproveitar a cidade, vá sem medo! Mas, se você for fã do Fab Four, tenha certeza de que estará no paraíso. E não há parada mais obrigatória do que o Cavern, local que abrigou grandes nomes da música mundial e simplesmente o pub onde o quarteto mais famoso de Liverpool apresentou ao público seus primeiros acordes.

Dica: Se tiver a oportunidade, não deixe de assistir a um show da banda Made In Liverpool, um cover dos Beatles que é, no mínimo, sensacional. Você vai se sentir como se tivesse voltado no tempo, acredite.

Onde ficar

É claro que a cidade deve ter infinitas opções de hospedagem, mas como nossa experiência foi boa, vale a dica: o hostel HOAX Liverpool acomoda muito bem os hóspedes, fica na esquina da Matthew Street, onde se encontram vários pubs, entre eles o Cavern – aliás, o próprio hostel tem um bar aberto ao público que vale a visita, o Hopskotch –, fica a uma distância “andável” das baladas, de Albert Dock, do centro comercial da cidade, e tem fácil acesso ao transporte público.

Comente no Facebook

Comentários

Um passeio pela terra dos Beatles

Category: EsportesMúsicaTurismoViagem