O Canto Norte da Praia Brava de Itajaí, internacionalmente conhecido por suas belezas naturais e baladas clássicas, tem sido motivo de polêmica nos últimos anos – e de forma mais “quente” nos últimos meses – por conta da especulação imobiliária. Toda a movimentação de grupos em manifestações locais e o barulho feito na internet (sempre ela, toda poderosa) culminou na gravação do quadro Proteste Já, do programa Custe o Que Custar (CQC), na manhã desta quinta-feira. O repórter Oscar Filho esteve com a equipe do programa e mobilizou bastante gente nesta discussão complexa que envolve preservação ambiental e construção civil.

Em um dia que começou bonito, o sol enganou aqueles que acharam que poderiam passar frio – eu, por exemplo – e já esquentava a cabeça de todo mundo logo às 10h, horário em que se iniciavam as gravações do protesto. Muita gente diferente, desde pais com crianças, adolescentes e até mesmo alguns idosos botaram os pés na areia. Alguns curiosos apenas observando e a grande maioria carregando faixas, cartazes e emprestando a voz ao grupo. Lá fora, as ondas quebravam grandes e por algumas vezes avançaram pela faixa de areia e pegaram alguns desprevenidos – inclusive o repórter Oscar Filho – enquanto poucos se arriscavam na água com pranchinhas e bodyboards.

Vamos ver também por aí bastante material em cima da própria reportagem. Além das fotos pessoais dos próprios participantes e curiosos, estavam lá alguns jornais, rádios e TVs da região, assim como colegas jornalistas produzindo vídeos independentes. Todos ao redor da muvuca com olhos, ouvidos e lentes apurados.

Ainda não sabemos qual será o desfecho desta reportagem, que deve ir ao ar nas próximas semanas, mas vale o registro da participação ativa, mas pacífica, dos frequentadores da Brava que fizeram desta provavelmente uma das gravações do Proteste Já com maior participação popular – como também aconteceu em Balneário Camboriú na quarta-feira, quando os “homens de preto” gravaram o mesmo quadro abordando a questão da Estrada da Rainha. E assim como alguns amigos e colegas jornalistas que mencionei antes, não perdi a chance de fazer alguns registros da manhã atípica que aconteceu na Brava.

Comente no Facebook

Comentários

Proteste Já movimenta o Canto Norte da Praia Brava

Category: FotosNotíciasTurismo