Escritor Mário Pereira dá dicas a estudantes, que lançam hoje (16/5), uma coletânea bilíngue de poesias na Ilha

Na noite de autógrafos da obra que vai integrar o acervo da Biblioteca Nacional, o artista radicado em Florianópolis vai incentivar os estudantes a continuarem no caminho da leitura e da arte

Alunos do ensino fundamental e médio lançam nesta quinta-feira (16/5), às 19h, na Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, uma coletânea com quatro livros de poesias finalistas do concurso literário anual da Escola Dinâmica. E para incentivar os pequenos a lerem ainda mais e continuarem criando arte, o escritor Mário Pereira, gaúcho que adotou Floripa há 27 anos e caba de lançar seu décimo livro “Roteiro Histórico e Sentimental pelas Ruas de Florianópolis” vai bater um papo com os pequenos antes da sessão de autógrafos.

A obra, que conta ainda com ilustrações dos próprios estudantes, tem volume bilíngue (português e inglês) e metade do valor arrecadado com a sua venda será destinado à Creche Vila União, localizada próximo à Unidade Ambiental da Dinâmica, na Vargem Grande, no Norte da Ilha.

O tema Ano Internacional das Florestas, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pautou as poesias produzidas na VII edição do Concurso Literário. As obras finalistas compõem a coletânea com quatro volumes literários divididos em Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Participação Especial, este que traz também a produção em inglês pelos alunos do ensino bilíngue.

A publicação foi editada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com coordenação da professora Ana Paula Timm. Vai integrar o acervo da Biblioteca Nacional e tem ISNN, um código internacional que referencia a obra em qualquer biblioteca do mundo. “A Unesco lança esses temas anuais para que tenhamos mais oportunidades de fomentar a consciência pública para os diversos problemas que afetam a humanidade, nesse caso as florestas. Nosso alunos, encantados com a possibilidade de se pronunciarem, estendem sua mensagem ao mundo por meio desta coletânea. Queremos ter jovens que escrevam mais, que se vejam reconhecidos e capazes”, explica a diretora da Escola Dinâmica, Ângela Diener.

Arte na educação
Música, dança, literatura, fotografia, pintura! Não importa a modalidade, o que vale é o processo de auto-formação dos estudantes através da arte, para que sejam capazes de atuar com espírito crítico e construtivo na sociedade. Essa é uma das grandes ferramentas de ensino da Escola Dinâmica, que atua com diversas palestras, oficinas, bate-papos com grandes nomes e competições de incentivo, sempre com base na temática da Unesco, que norteia todas as atividades no colégio a cada ano letivo, dentro e fora da sala de aula.

Contribuição social
Além de destinar metade do valor arrecadado com a venda dos livros à compra de obras para a escola municipal do bairro, a Escola Dinâmica já contribui com a formação dos alunos da Madalena Dias através do programa ReÓleo, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). A Dinâmica tem posto de coleta de óleo de cozinha usado e destina o resíduo para a fabricação de produtos de limpeza. A economia da escola com a compra de produtos de limpeza é destinada à aquisição de material escolar para a escola pública.

O lançamento
A apresentação da coletânea bilíngue vai contar com sessão de autógrafos e tudo dos “pequenos artistas”, além de intervenções culturais com contação de histórias cantadas e coquetel kids para alunos, professores, jornalistas e autoridades da educação em Santa Catarina.

Serviço
O quê: Lançamento da Coletânea de livros das poesias finalistas do VII Concurso Literário da Escola Dinâmica, com o tema “Ano Internacional das Florestas”
Quando: 16 de maio, quinta-feira
Horário: 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.