A importância das redes sociais em momentos de crise

Neste fim de semana, Santa Catarina passa por dias de tensão. Com as previsões de grandes volumes de chuva e riscos de alagamentos e deslizamentos, todos procuram os mais diversos meios para se informarem sobre a situação, as previsões, o que fazer, etc.

A internet, neste momento, se apresenta como uma ferramenta que pode ser usada no meio particular tanto de forma boa quanto ruim. O lado bom é que cada um pode participar da construção da informação, apresentando fotos, fatos, questionando e colaborando. O lado ruim vem quando algumas pessoas, desinformadas ou até mal intencionadas (infelizmente elas existem, até nestes momentos) passam a compartilhar informações falsas, o que acaba tendo consequências péssimas.

Ao mesmo tempo, cada vez mais os órgãos oficiais estão principalmente no Facebook e no Twitter, com profissionais destacados exclusivamente para cuidar destas redes. Assim, é fácil encontrar Prefeituras, Defesas Civis, Secretarias e etc, on-line. E o bom é que cada vez mais os usuários estão se acostumando a buscar as informações oficiais nestes meios.

Nós do Zinabre alertamos para as informações falsas ou exageradas e desejamos que todos possam ter um bom fim de semana, sem maiores problemas, com muita saúde!